terça-feira, 25 de maio de 2010

Degelo do Ártico


Se o aquecimento global provocar um degelo severo da calote polar do Árctico, a baixa de Lisboa poderá ficar submersa em seis metros de água dentro de poucas décadas, alerta a Quercus.

O alerta foi lançado pela associação ambientalista Quercus que, com o objectivo de assinalar o segundo aniversário da entrada em vigor do protocolo de Quioto, colocou no arco da Rua Augusta, em Lisboa, uma régua com sete metros de altura com marcas da subida do nível do mar estimadas em vários cenários.

«A subida mais provável do nível do mar, quer à escala mundial quer em Portugal, estimada em estudos científicos, é de 1,10 metros até 2080», afirmou Francisco Ferreira da Quercus. Citado pela agência Lusa, o dirigente acrescenta que «se houver um degelo do árctico, temos uma subida de seis metros, quase metade da altura do arco da Rua Augusta, em 34 anos».
Para a organização ambientalista, as alterações climáticas e o aquecimento global são «o principal problema, não só ambiental, mas também social e económico, que a Terra enfrenta».

O alerta lançado pela Quercus pretendeu também lembrar que Portugal «tem ainda muito trabalho a fazer» para cumprir os limites de emissão de gases de estufa impostos pelo protocolo de Quioto.
De acordo com os termos do protocolo, até 2012 o nosso país só poderá aumentar as suas emissões em 27 por cento, relativamente aos níveis de 1990. No entanto, e como lembrou Francisco Ferreira, em 2004 as emissões de Portugal estavam cerca de 41 por cento acima dos níveis de 1990.

«Este assunto ainda não ganhou o peso político que gostaríamos», afirmou o dirigente da Quercus que defende que ao assumir a presidência da União Europeia no segundo semestre deste ano, Portugal «tem que dar o exemplo e colocar o tema das alterações climáticas na agenda política».

Recorde-se que o Protocolo de Quioto sobre este assunto foi negociado em Dezembro de 1997 e entrou em vigor a 16 de Fevereiro de 2005, com celebrações da comunidade internacional.
Apesar de o país mais poluidor, os Estados Unidos, se ter mantido de fora, à data de entrada em vigor o acordo fora já ratificado por 141 países, 30 dos quais industrializados.


Rodrigo Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário