terça-feira, 25 de maio de 2010

Alterações Climáticas

O MUNDO ESTÁ A AQUECER DEMAIS
Alterações climáticas
O Mundo está cada vez mais quente devido à poluição humana o qual provoca inúmeros factores (como por exemplo as chuvas ácidas, o smog e o efeito estufa) que estão a contribuir para um fenómeno denominado por Aquecimento Global.
O Aquecimento Global pode ser definido como sendo o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.
Este tem-se verificado através das altas temperaturas e da mudança brusca da temperatura em todo o mundo. Alguns estudos revelam que o Aquecimento Global é um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares, grandes enchentes, da poluição humana, entre outros.
As mudanças do clima e o aquecimento global estão inter-relacionados, mas não são o mesmo fenómeno. É natural que a Terra passe por alterações climáticas, arrefecendo e aquecendo em diferentes momentos.
“Em séculos passados, lagos ficaram anos congelados na Europa e longos períodos de clima estável foram sucedidos por glaciações”. Outra confusão comum é pensar que qualquer evento atípico ou extremo é resultado da mudança do clima. Se, por exemplo, há um inverno muito rigoroso, ou um período muito quente, isso não significa que esteja ocorrendo uma mudança climática, pois na história do planeta sempre houve extremos de frio e de calor, independentemente desse tipo de fenômeno.
Já o aquecimento global, no contexto dos debates actuais, é realmente um aumento da temperatura além do natural – e da capacidade da atmosfera em reter calor. Em resumo, a questão do aquecimento da Terra está diretamente relacionada à quantidade de energia que entra (via radiação solar) e sai (via calor) da Terra – a qual maior parte fica retida na mesma.
“Aí entra em cena a polêmica sobre as causas desse aquecimento: qual parcela diz respeito às causas naturais e qual resulta da contribuição das atividades humanas, com o progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera nos últimos 150 anos”.
Roberta Sofia e Soraia Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário